Twitter vai ajudar usuários a economizar caracteres encurtando automaticamente os links postados. Atualmente, é possível fazer a redução utilizando manualmente encurtadores de URL ou através de aplicativos, como o TweetDeck. Com a mudança, os links postados não vão ser contabilizados nos 140 caracteres e poderão ser monitorados pelo microblog, o que permitirá uma maior segurança no compartilhamento de links.
Com a nova configuração, basta colar o link e publicar para que ele seja diminuído. Ao invés de ser visualizado por extenso, o link será abreviado, começando por t.co ou pelo título da página. A empresa também está preocupada em aumentar a transparência dos links reduzidos, que devem ser claros, mostrando para onde o usuário será levado. Ainda não se sabe quando a alteração entrará em prática, mas já há a orientação do presidente da empresa para que se atualize o serviço para os clientes. Aqueles que já estão habituados a diminuir seus tweets poderão optar por continuar utilizando o método antigo.
Além de aumentar a praticidade, a ação também pretende diminuir os riscos do compartilhamento de links. A empresa vai criar, a partir de denúncias de clientes, uma "lista negra" de URLs maliciosos e avisar ao usuário quando este receber uma indicação de links deste tipo. O serviço, que já estava disponível para mensagens diretas desde março, será expandido para todos os tweets.