Um artigo no Blue Bus de Julio Hungria explica o por quê as mensagens de texto são limitadas a 160 caracteres e por quê o Twitter usa 140.
Se você pensa que houve uma longa e profunda pesquisa envolvendo engenheiros, está errado. O responsável por estabelecer o máximo de 160 caracteres foi o alemão Friedhelm Hillebrand, que em meados dos anos 80 era chairman de um comitê de serviços de dados na Global System for Mobile Communications, um grupo que formava parâmetros para o mercado global de comunicação mobile.
Hillebrand sentou diante de uma máquina de escrever em sua casa e datilografou uma série de frases e perguntas em uma folha de papel. Depois, contou as letras, números, pontuações e espaços. Quase todas as frases tinham uma ou duas linhas e menos de 160 caracteres."Isso é perfeitamente suficiente" - concluiu.
Já os 140 caracteres do Twitter,o LA Times explicou que o modelo de 160 caracteres foi o mesmo porém retirou-se 20 para identificar o endereço do usuário, restando assim 140 que são destinados ao texto.